O Coritiba capitalizou a reapresentação de seu elenco nesta quarta-feira (04). Inspirado no modelo utilizado pela NBA e NFL, o Coxa promoveu o Media Day com apoio da Like Entretenimento e da loja oficial do clube, a Coritiba Store. Uma iniciativa comercial nunca utilizada pelo Verdão e com impacto financeiro direto não experimentado por clubes de futebol brasileiros. Na ação, o Coxa aproveitou a alta procura da imprensa e torcedores pelas novidades do time para criar a exposição de parceiros que se mostraram interessados na ação e, com isso, gerar receita.
Alterando os protocolos do clube, que trabalha com janelas para o acompanhamento dos jornalistas, nesta quarta-feira uma zona mista foi criada para que os repórteres tivessem acesso aos atletas, profissionais e dirigentes. Além disto, foi também a primeira entrevista coletiva do ano do presidente Rogério Portugal Bacellar e o do treinador Paulo Cesar Carpegiani.
“Trata-se de um produto novo no mercado brasileiro, mas amplamente utilizado em canários mais maduros, como o norte americano. No caso do Media Day do Coritiba, partimos desses modelos alinhando experiências já vivenciadas como a venda de anúncios pontuais em jogos”, explicou o diretor de comunicação e marketing do Coritiba, Gustavo Hauer.
“Entendemos que o fator novidade do produto e seu lançamento fora da sazonalidade habitual dos planos de marketing de empresas tornou sua comercialização difícil. Mas encontramos na Like Entretenimento e na Coritiba Store parcerias capazes de apoiar e aproveitar o impacto do primeiro dia de trabalho do time principal do Coxa”, disse o diretor, destacando os acordos firmados com as empresas parceiras.
O retorno esperado pelo clube e por seus apoiadores é em mídia espontânea, pois trata-se de uma data de alta demanda de informação por veículos especializados ou não em esporte. Será o primeiro encontro de jornalistas com o elenco, com novos contratados e demais pessoas da equipe. Além disto, as redes sociais do clube darão publicidade ao termo Media Day Coritiba Store, criando links para os anunciantes e a hashtag #MediaDayCFCLike.
O dia da imprensa já sofreu algumas variações no Coxa, e, no Brasil, sabe-se que outras entidades esportivas, principalmente as equipes de basquete, aproveitam o filão. Nesse caso, Flamengo e Vasco já fizeram suas datas especiais para as mídias. O futebol do Cruzeiro, em 2013, também criou seu evento, assim como a Seleção Brasileira possibilitou esta experiência a formadores de opinião nas vésperas da Copa do Mundo do Brasil.
O que torna a ação do Coxa peculiar, uma vez que o próprio clube paranaense já realizou eventos para imprensa em 2012 e 2013, é a venda da data para patrocinadores esperando retorno de mídia espontânea dos parceiros, de seus produtos e da própria marca institucional do Coxa.
“Esperamos retorno de mídia para nossos parceiros, além de abrir a porta de nossa loja virtual aos nossos torcedores. Queremos manter o índice de vendas do final de ano”, destacou Hauer. “A loja oficial do clube movimentou na semana de Natal uma receita de quase R$ 300 mil”, disse.
“Já a Like Entretenimento foi uma das parceiras do Coritiba no Clube de Benefícios com os associados em 2016 e, se atentou à possibilidade de novas mídias, ampliando ainda mais esse contato com o Coritiba”, complementou Hauer.
O Coritiba capitalizou a reapresentação de seu elenco nesta quarta-feira (04). Inspirado no modelo utilizado pela NBA e NFL, o Coxa promoveu o Media Day com apoio da Like Entretenimento e da loja oficial do clube, a Coritiba Store. Uma iniciativa comercial nunca utilizada pelo Verdão e com impacto financeiro direto não experimentado por clubes de futebol brasileiros. Na ação, o Coxa aproveitou a alta procura da imprensa e torcedores pelas novidades do time para criar a exposição de parceiros que se mostraram interessados na ação e, com isso, gerar receita.
Alterando os protocolos do clube, que trabalha com janelas para o acompanhamento dos jornalistas, nesta quarta-feira uma zona mista foi criada para que os repórteres tivessem acesso aos atletas, profissionais e dirigentes. Além disto, foi também a primeira entrevista coletiva do ano do presidente Rogério Portugal Bacellar e o do treinador Paulo Cesar Carpegiani.
“Trata-se de um produto novo no mercado brasileiro, mas amplamente utilizado em canários mais maduros, como o norte americano. No caso do Media Day do Coritiba, partimos desses modelos alinhando experiências já vivenciadas como a venda de anúncios pontuais em jogos”, explicou o diretor de comunicação e marketing do Coritiba, Gustavo Hauer.
“Entendemos que o fator novidade do produto e seu lançamento fora da sazonalidade habitual dos planos de marketing de empresas tornou sua comercialização difícil. Mas encontramos na Like Entretenimento e na Coritiba Store parcerias capazes de apoiar e aproveitar o impacto do primeiro dia de trabalho do time principal do Coxa”, disse o diretor, destacando os acordos firmados com as empresas parceiras.
O retorno esperado pelo clube e por seus apoiadores é em mídia espontânea, pois trata-se de uma data de alta demanda de informação por veículos especializados ou não em esporte. Será o primeiro encontro de jornalistas com o elenco, com novos contratados e demais pessoas da equipe. Além disto, as redes sociais do clube darão publicidade ao termo Media Day Coritiba Store, criando links para os anunciantes e a hashtag #MediaDayCFCLike.
O dia da imprensa já sofreu algumas variações no Coxa, e, no Brasil, sabe-se que outras entidades esportivas, principalmente as equipes de basquete, aproveitam o filão. Nesse caso, Flamengo e Vasco já fizeram suas datas especiais para as mídias. O futebol do Cruzeiro, em 2013, também criou seu evento, assim como a Seleção Brasileira possibilitou esta experiência a formadores de opinião nas vésperas da Copa do Mundo do Brasil.
O que torna a ação do Coxa peculiar, uma vez que o próprio clube paranaense já realizou eventos para imprensa em 2012 e 2013, é a venda da data para patrocinadores esperando retorno de mídia espontânea dos parceiros, de seus produtos e da própria marca institucional do Coxa.
“Esperamos retorno de mídia para nossos parceiros, além de abrir a porta de nossa loja virtual aos nossos torcedores. Queremos manter o índice de vendas do final de ano”, destacou Hauer. “A loja oficial do clube movimentou na semana de Natal uma receita de quase R$ 300 mil”, disse.
“Já a Like Entretenimento foi uma das parceiras do Coritiba no Clube de Benefícios com os associados em 2016 e, se atentou à possibilidade de novas mídias, ampliando ainda mais esse contato com o Coritiba”, complementou Hauer.