CORITIBA FOOT BALL CLUB

Elenco - Tiago Real

O manto alviverde

O manto coxa-branca tem suas particularidades e de longe é reconhecido pela sua tradição e beleza. De acordo com o Estatuto do clube, nos artigos 10, 11 e 12, está definido o uso do uniforme principal do Coritiba, com a camisa de cor branca, com golas e punhos preferencialmente verde, com duas listras horizontais na altura do peito e na cor verde, tendo ao centro o emblema, calção preto e meias brancas.
 
No entanto, o artigo seguinte traz a informação que o clube pode utilizar como alternativa, a camisa branca, com listras verticais na cor verde, ou camisa inteira branca com o emblema à altura do coração.

Outro uniforme poderá ser utilizado, a critério do Conselho Administrativo, ad referendum do Conselho Deliberativo.



Modelo 1

A camisa modelo número 1 do Coritiba tem a cor branca e duas listras horizontais na cor verde, no peito, tendo ao centro o emblema do clube.  Mas nem sempre este símbolo da nação coritibana foi o principal uniforme.

Ainda na década de 60 o atual modelo número 1 era considerado a terceira camisa do Coritiba. O uniforme principal era uma camisa toda branca, com o emblema na altura do coração.

A versão da terceira camisa daquele tempo, com as duas listras verdes horizontais, era usada apenas nos jogos interestaduais ou internacionais. Com a evolução do futebol e a criação de campeonatos que promoviam constantemente jogos entre equipes de outros estados, a tradicional camisa do Coritiba começou a ser usada constantemente e virou marca do Clube por todo o país, tornando-se definitivamente a camisa número 1 do Coritiba.



Modelo 2

A camisa modelo número 2 do Coritiba tem listras verticais nas cores do Clube, com o emblema no peito. A atual camisa número 2 do Coritiba foi a primeira camisa da história do Clube. Desde que o Coritiba adotou a camisa toda branca como principal, a tradicional camisa listrada em verde e branco passou a ser efetivamente a camisa número 2 do Verdão.

Mas nem por isso ela deixou de estar presente em momentos decisivos na história. O título do Brasileiro de 1985 foi conquistado com a camisa modelo 2, que carinhosamente ficou conhecida entre os jogadores como a camisa “Jogadeira”.

Naquele ano foram oito partidas em que ela foi usada, que resultaram em cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Foi com a camisa número 2 que o Coritiba venceu o Santos no último minuto e garantiu vaga na segunda fase; venceu o Atlético-MG nas semi-finais e conquistou o campeonato diante do Bangu, no Maracanã.

E se a camisa modelo 1 é responsável por ser uma marca única do Coritiba, a camisa 2 tem todo um carisma que leva além de nossas fronteiras uma marca forte, traduzida em suas listras, nas cores verde e branca.

CAMPEONATO Ver Classificação Completa

PARANAENSE 2017 PG J
1 Paraná 12 5
2 JMalucelli 10 5
3 Cianorte 9 5
4 Prudentópolis 8 5
5 Toledo 7 4
6 Coritiba 7 4
7 Rio Branco 5 4
8 Londrina 4 3
9 Cascavel 4 4
Banner LojaBanner Itscon/SigmaHelenicos 320x90Coritiba Retribui 320x90Crocodiles 320x90