Coritiba Foot Ball Club
         
Blog do Coritiba Foot Ball Club
Direto dos Estados Unidos Blog do Departamento Médico


Direto dos Estados Unidos
02/03/2009 - 10h30

Coordenador médico do Coxa leva o Clube ao centro mundial de discussões sobre medicina. Conhecimento gerado alavanca novos projetos para DM Coritibano

Amigo Coxa-branca, estou neste exato momento nos Estados Unidos participando do Congresso Americano de Ortopedia e Traumatologia. É o maior e mais importante evento mundial na área de ortopedia e ocorre anualmente, durante 04 dias. Neste ano mais de 14 mil ortopedistas de todos os continentes estão inscritos. É uma verdadeira Torre de Babel, onde as informações e experiências médicas são trocadas entre os participantes.

Está é a oitava vez que participo e sempre vejo novas informações, conhecimentos mais modernos, e tudo podem ser incorporados ao nosso arsenal de tratamento no Brasil. Claro, será feito primeiro no Coritiba. Assim como na Fórmula 1, onde as escuderias servem de campo de teste para novos produtos a serem colocados em nosso dia-dia, a medicina esportiva tem servido muito bem à comunidade e o Coxa, acreditem, é referencia nacional.

Neste ano, as patologias de joelho na área do esporte estão sendo as mais discutidas. Casos de sucesso como de Keirrison e Pedro Ken (cujo Ligamento Cruzado Anterior do joelho foi operado por mim) acabam fazendo parte de nossas discussões com colegas especialistas de vários países. Gradativamente tudo é levado ao cidadão comum.

A medicina de ponta no Brasil e especialmente em Curitiba e no COXA em nada deve aos melhores centros médicos mundiais. O detalhe está por vir em nosso novo projeto no Coritiba. Estamos prestes a lançar uma grande novidade com conceitos modernos e inovadores no CT da Graciosa junto da nossa competente equipe. Não vamos apenas nos preocupar em recuperar atletas, mas sim em prepará-los dentro do conceito de prevenção, além de sempre gerar conhecimento a ser aplicado na comunidade geral.

Quem sabe, no próximo ano, volto a este mesmo congresso para apresentar o sucesso de nossa nova empreitada no DM Coxa. Nosso empenho será total.

Comentários no Blog CFC Comentários no Blog CFC Comentários no Blog CFC
Felipe França [03/03/2009 - 08h17]

Parabéns pelo ótimo trabalho.

Nós curitibanos temos que parar com esse complexo de inferioridade achando que tudo que vem do Rio de Janeiro ou São Paulo é melhor. Temos uma excelente cidade, e somos modelos a serem seguidos em diversos aspectos, entre eles a medicina.

Saudações Coxa

Resposta: [03/03/2009 - 23h23]

Muito Obrigado Felipe,

Tenho muito orgulho de ser Curitibano e Coxa-Branca e tenho muito orgulho de dizer que temos todas as condições de representar o nosso País, Estado, Cidade e Time em qualquer evento médico no exterior.

SAV

Dr Lúcio Ernlund

Coordenador Médico  CFC

Bruno Gustavo Nodary [03/03/2009 - 16h40]

Dr Lúcio

A gente ultimamente vem escutando muito sobre lesões no joelho, principalmente a de lingamentos.
Muita gente, que teve opurtunidade de acompanhar o futebol a mais tempo, diz que antes essas contusões não aconteciam no numero que acontecem hoje. Isso é fato ou não?
Outra coisa, alguns culpam os novos modelos de chuteiras, que tem umas travas diferentes das antiga, a alguns que atribuem aos treinamentos que são muito fortes.

Minha pergunta é o que a de verdade nisso?

abraços

Resposta: [03/03/2009 - 23h31]

Prezado Bruno,

Dois fatores contribuem com o aumento da incidência de diagnósticos de ruptura de ligamento cruzado o joelho. O primeiro está relacionado ao não conhecimento médico correto sobre a patologia no passado. Ou seja, por total desconhecimento da medicina, de algumas décadas atrás, não se fazia o diagnóstico. Em segundo lugar, atualmente o futebol apresenta um maior número de praticantes ( o que aumenta as chances de alguém se machucar) e é um esporte de maior energia (o que predispõe a mais movimentos de giro sobre o joelho, o que arrebenta o ligamento).

Quanto às chuteiras: não há trabalhos científicos que comprovem que está ou aquela chuteira traria mais riscos de lesões. Tudo o que se fala a respeito são meras especulações.

SAV

Dr Lúcio Ernlund

Coordenador Médico CFC

Alysson Ramos Artuso [04/03/2009 - 13h43]

Parabéns Dr. Erlund,

É sempre ótimo saber que um profissional do seu gabarito, uma autoridade internacional no assunto, faz parte da equipe que cuida do Coritiba.

Resposta: [05/03/2009 - 22h35]

Muito obrigado Alysson,

É para mim um imenso orgulho participar da equipe de profissionais que atuam diretamente no COXA.

SAV

Dr Lúcio Ernlund

Coordenador Médico

Maurício Adalberto Rech [08/03/2009 - 22h22]

Olá Pessoal do Dep. Médico
As vezes tem-se jogadores que ficam gripados e por esse motivo têm-se que resguardar e não coloca-lo em campo, mas fica uma dúvida, como que um jogador, que tem todo um preparo físico, uma alimentação de atleta, além de uma infra-estrutura toda montada para que seu físico e saúde sejam 100%, consegue ficar gripado? É muita balada? Ou existe uma gripe que só ataca jogadores de futebol?

Resposta: [09/03/2009 - 23h14]

Mauricio,

Ao mesmo tempo que atletas de alto rendimento têm excelente preparo físico, eles são mais susceptíveis a infecções virais devido ao intenso desgaste físico a que se submetem. É por esta razão que realizamos, anualmente, uma campanha de vacinação entre nossos atletas. Apesar das vacinas, ainda assim, um ou outro atleta acaba pegando um resfriado ou gripe de menor gravidade.

Atenciosamente,

Dr Lúcio Ernlund

Coordenador Medico

DIEGO NEGRÃO CHIURATTO [09/03/2009 - 16h24]

Grandíssimo Doutor Lúcio!

Quem tem que agradecer aqui ou em qualquer lugar, é a torcida Coxa-Branca a você!

O Coritiba é referência na medicina esportiva por sua culpa, hehehe!

Quanto a prática profissional do futebol, eu gostaria de lhe questionar. Um jogador de futebol, profissional, do Coritiba Foot Ball Club, para que tenha a maior performance possível, tem o direito de tomar umas "meia dúzia" de cerveja quando está de folga? Não irei nem questionar sobre o cigarro, pois o mundo sabe o quanto faz mal, mais ainda, pra quem é profissional e a exigência cardio-respiratória é enorme! Existe alguma orientação do Departamento de Futebol para o Dep. Médico quando, algum de vocês verificam o uso destas substâncias PROIBIDAS para quem se diz JOGADOR PROFISSIONAL DE FUTEBOL?

Por fim, mus sinceros agradecimentos, pois fico orgulhoso de ter o senhor como o principal profissional da área médica do Coxa, referência na medicina esportiva mndial, levando o nome do Coxa ao mundo como sinônimo de qualidade e profissionalismo!

SAV!!!

Resposta: [09/03/2009 - 23h25]

Diego,

Muito obrigado pelos elogios, mas estou aqui para trabalhar pelo nosso amado time !!!

Todos os atletas recebem orientação sobre o uso de substâncias proibidas. A grande dificuldade esta em controlá-los nas horas de folga. O que eu posso lhe dizer com segurança é que o verdadeiro atleta e que presa por sua profissão é aquele que sempre se destaca e terá carreira longa.

SAV

Dr Lúcio Ernlund

Coordenador Médico CFC

Fabiano Barreto Romanel [12/03/2009 - 00h29]

Grande Dr. Lúcio, meu médico, o cara que me ajudou a curar minha tendinite no joelho... Obrigado por tudo, o senhor é um profissional de 1° linha, um dos melhores ortopedistas do mundo. Ainda bem que o senhor é COXA....
Um grande abraço de seu paciente...

FAbiano Romanel

Resposta: [13/03/2009 - 18h01]

Valeu Fabiano,

espero que o joelho esteja bem, muitas felicidades e nos vemos no COXA.

SAV

Dr Lúcio Ernlund

 

Thiago Techy [24/03/2009 - 18h29]

Olá, Dr. Lúcio, tudo bem?

Como deve ter visto, ontem os poodles (Atlético-PR) lançou o Cecap, centro de recuperação de jogadores. Se me lembro bem, ano passado ouvi sobre um projeto semelhante do Coritiba. Esse projeto existe? Se existe, em que pé está? Quando deverá ser inaugurado?

Obrigado pela atenção, e parabéns pelo trabalho que tem realizado no nosso Glorioso há tanto tempo.

Abraços

Resposta: [25/03/2009 - 19h16]

Prezado Thiago,

Felizmente, como é de conhecimento de todos o DM COXA há muito tempo ja é referencia nacional e internacional em prevenção de lesões e tratamento de atletas. Não é nem necessário citar K9, Pedro Ken, etc.

Nosso projeto, no entanto, continua em desenvolvimento e parte dos equipamentos para a renovação de nossa infra estrutura no CT já estão sendo utilizados. Foi investimento de mais de R$300 mil em equipamentos. O restante está sendo adquirido conforme o fluxo de caixa do Clube permita, e assim que tenhamos uma estrutura totalmente pronta iniciaremos a divulgação.

Abraços

Dr Lucio Ernlund

Coordenador Médico CFC

Felipe Oscar Ribeiro [30/03/2009 - 03h27]

Bom dia Dr.

Gostaria de saber o que acontece com o atleta Dinelson, visto que sempre esta no DM e hoje nao aguentaria um ritmo intenso de jogos.

Obrigado

Resposta: [31/03/2009 - 17h31]

Prezado Felipe,

O Dinelson teve uma grave lesão de 3 ligamentos de seu joelho e apesar de todos os esforços medicos e fisioterapicos ate o momento não esta 100 %. Temos feito um programa de retorno gradual aos gramados  o que implica em retornos ao DM para manutenção diária. Baseado neste conceito a seu desempenho virá de forma gradativa.

SAV

Dr Lucio Ernlund

Coordenador Medico CFC


Quer comentar neste post?
Clique aqui e cadastre-se ou faça seu login.
Últimos Post
02/03/2009 - 10h30
Direto dos Estados Unidos
Coordenador médico do Coxa leva o Clube ao centro mundial de discussões sobre medicina. Conhecimento gerado alavanca novos projetos para DM Coritibano
Últimas notícias
[+] Todos os posts
Outros Blogs do Coritiba
Blog da Base
27/04/2009 - 10h33
A diferença entre o certo e o errado
A diferença entre o certo e o errado
Últimas notícias
Leilao interno
Clube de Beneficios interno
Almanaque interno
Escola Coxa noticias
Consulado Oficial interno
Helenicos Half int
Timemania Interno
Hotsite half int
BMG Bottom Ira Bottom Lotto Botton Nossa Saude Coxa Store
© Copyright Coritiba Foot Ball Club Desenvolvido por Bruc Internet