
1916 é um ano que faz parte de um período difícil da história, no Brasil a guerra do Contestado teve seu fim em agosto, um conflito armado que começou em 1912 que envolvia os estados de Santa Catarina, Paraná e também Argentina, que batalharam pelo domínio de uma região rica em erva-mate e madeira.
Também nesse ano a primeira guerra mundial estava em andamento, a qual acabou somente em 1918. Em meio a isso, o futebol ainda engatinhava no país, mas os dias de jogos já eram um evento que parava a cidade, a população o via como uma grande festa que reunia crianças, jovens, adultos e idosos.
Em 1916 o Coritiba já despontava no cenário estadual como um dos principais clubes e neste mesmo ano houve a disputa de dois campeonatos distintos do Paraná. Isso se deu devido a uma divisão entre os clubes, que não concordavam a respeito de pontos fundamentais do regulamento da competição.
Assim, o Coritiba e outros clubes deixaram de fazer parte da LSP (Liga Sportiva Paranaense) e criaram outra entidade, a APSA (Associação Paranaense de Sports Atléticos). No dia 24 de dezembro de 1916 o Coritiba conquista o 1º título da sua história como campeão da APSA.
Agora olha que fato curioso, não só para a história do Coritiba, como também do Campeonato Paranaense. Em janeiro de 1917, o poeta Olavo Bilac, que estava de passagem por Curitiba, soube da existência dos dois campeonatos no estado, a LSP e APSA, e por sua iniciativa a paz foi selada. Assim houve um movimento para que se fundissem as duas ligas e fosse decidido o grande campeão do Paraná, unificando-se os títulos.
Os clubes organizaram uma nova entidade, a ASP (Associação Sportiva Paranaense) e decidiram que o campeão de 1916 deveria ser conhecido através de um confronto entre os campeões da LSP, o Britânia e o da APSA, o Coritiba.
A partida ocorreu em 21 de janeiro de 1917 e o Coritiba venceu o Britânia por 2x1
*, conquistando assim o seu 1º Título de Campeão Paranaense. Os destaques da equipe alviverde foram o atacante Maxambomba (José Bermudes), o qual foi artilheiro da competição com 18 gols em apenas 3 partidas, além do capitão e técnico da equipe, Fritz Essenfelder. Na época não existia a figura do técnico, como temos hoje.
*21/01/1917 - Coritiba 2 x 1 Britânia
Local: Estádio do Prado
Árbitro: Osman Medeiros do Internacional
Gols: Maxambomba, aos 26' minutos do 1º tempo; Romualdo, aos 37' minutos do 1º tempo, Maxambomba (falta), aos 24' minutos do 2º tempo.
Coritiba: Kaiser, Glaser e Meneghetti; Ritzmann, Fritz e Thielle; Agnelo, Maxambomba, Jacob, Kurt e Naujoks.
Britânia: Narciso, Cassou e Floriano, Bassani, Elias Martin e Moura, Maximino, Barão, Romualdo, Joaquim Martin e Ferreira.


Medalha e Troféu de Campeão da APSA de 1916.
Troféu de Campeão Estadual de 1916 pela ASP.
José Bermudes, o Maxambomba, artilheiro do Campeonato Paranaense de 1916.