
O Coritiba conquistou em 1973 a terceira edição do Torneio do Povo, mas você sabe do que se tratava esse campeonato, como era realizado e quais clubes participavam?
1971
O torneio General Emílio Garrastazu Médici, conhecido popularmente como Torneio do Povo, foi criado no início de 1971, por iniciativa da diretoria do clube Atlético-MG. A ideia era reunir os clubes de maior torcida dos estados de Minas Gerais (Atlético-MG), Rio de Janeiro (Flamengo), São Paulo (Corinthians) e Rio Grande do Sul (Internacional) para a disputa de um quadrangular, no qual todos deveriam jogar contra todos.
Como se tratava de times que já tinham grande apelo popular, havia enorme expectativa de que o torneio trouxesse para os jogos uma grande presença de público, gerando assim uma uma boa receita financeira aos Clubes.
Os jogos ocorreram em dois turnos e o Corinthians se sagrou campeão da 1ª Edição do Torneio do Povo por ter somado mais pontos no final dos dois turnos.
1972
Com o sucesso da realização do Torneio do Povo em 1971, os clubes decidiram realizar a 2ª edição no ano de 1972 e ampliar para cinco o número de participantes. Dessa vez, o clube de maior torcida do estado da Bahia foi incluido: o EC Bahia.
O Campeonato se deu da mesma forma como no ano anterior: todos os clubes jogaram contra todos e o campeão foi decidido pelo qual somou maior número de pontos ao fim da competição.
Nesta segunda edição, o Flamengo conquistou o título de campeão do Torneio do Povo de 1972.
Coritiba entra na disputa
No início de 1973, o Flamengo, Campeão do Torneio do Povo do ano anterior, se encarregou de organizar a terceira edição da competição.
André Richer, presidente do clube carioca, entendeu que deveria aumentar para seis o número de clubes a participar do Torneio. Assim, o Botafogo (Vice Campeão Brasileiro de 1972) é convidado, porém o clube recusa o convite por estar com o calendário cheio em virtude de sua participação na disputa da Taça Libertadores da América.
Nessa época, o jornalista paranaense Vinicius Coelho, trabalhava no Jornal O Globo no Rio de Janeiro. Em uma conversa com o dirigente carioca, Vinicius sugere a inclusão do Coritiba, detentor da maior torcida do Paraná, para participar do Torneio do Povo de 1973.

Como estava o Coritiba na época?
O Coritiba era o atual Bi Campeão Paranaense. No ano anterior havia feito uma excursão ao exterior para a realização de algumas partidas internacionais e recebeu o título honorífico “Fita Azul”. Além disso, o Coxa havia realizado boa campanha no Campeonato Brasileiro de 1972, terminando na 5ª colocação.
Neste ano, o Coritiba contratou para a função de treinador, o excelente estrategista Elba de Pádua Lima, conhecido como “Tim”, que havia que havia feito grande trabalho no Coxa em 1971.
O bom time do Coxa realizou algumas contratações no início de 1973, se tornando ainda mais forte: Orlando, Oberdan, Negreiros, Sérgio Roberto e Aladim chegaram para reforçar o time.