Rafael fechou a meta na finalíssima diante do Bangu
O experiente treinador Ênio Andrade, armou o Coritiba de uma maneira extremamente briosa e competitiva para o Brasileirão de 1985 e a receita deu resultado. O Coxa foi ultrapassando todas as fases e obstáculos sempre demonstrando muita raça.
Já nas semifinais, o Verdão mostrou sua força e eliminou o Atlético Mineiro em pleno Mineirão lotado. A decisão do título aconteceu diante do Bangu, em partida única, no maior estádio do mundo, o Maracanã.
O Alviverde marcou o primeiro com Índio cobrando falta, mas o Bangu reagiu em seguida com um gol do meia Lulinha. No 2º tempo o time carioca exerceu uma pressão incrível e Rafael mostrou porque era considerado, na época, o melhor goleiro do Brasil.
Após 30 minutos de prorrogação, sem nenhuma das equipes mexer no placar, o campeonato é decidido nas cobranças de pênaltis.
Na primeira série ninguém desperdiça cobrança e a disputa fica empatada em 5x5. Na cobrança seguinte o ponteiro esquerdo Ado, do Bangu, chuta para fora. O zagueirão Gomes, experiente em decisões, cobra bem e dá o título inédito ao Coritiba.
O Maracanã aplaudiu de pé o primeiro Campeão Brasileiro da Nova República.
Os Heróis do Maracanã, eternizados na memória e nos corações da Torcida Coxa-Branca: Gomes, Heraldo, Almir, Rafael, André e Dida. Lela, Marildo, Índio, Toby e Édson.
Confira as fotos do título de 1985 do Coritiba: