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Nesse próximo triênio, o Coritiba busca seu fortalecimento institucional no cenário nacional. Passada a disputa do Mundial de 2014, no Brasil, é necessária uma nova readaptação ao mercado e o entendimento da realidade que atravessa o futebol brasileiro.


O Coritiba, por sua vez, compete com equipes com maior receita de verbas da televisão, o que aumenta o desafio do clube em conquistar seu espaço de importância na elite do futebol brasileiro. Por isso, são necessárias ações estratégicas, visando a realidade financeira do clube, bem como, sua missão de estar entre os melhores clubes do Brasil tanto dentro de campo, quando fora dele, na área administrativa.


Confira, também, alguns relatórios disponíveis:
Infraestrutura e Patrimônio



STATUS:      REALIZADO          EM ANDAMENTO          ATÉ 25% CONCLUÍDO          NÃO INICIADO OU PRAZO A VENCER        



Item

Departamento

Ação

Prazo

Status

1

Fut. Base

Fortalecimento e valorização das categorias de base

Imediato

2

Fut. Base

Integração das ações das categorias de base com as do profissional entendendo as diferenças de demanda e as características de cada fase do atleta

Imediato

3

Fut. Base

Destinar no orçamento do clube recursos específicos para captação de atletas de base

Imediato

4

Fut. Profissional

Scouting (monitoramento de atletas) para a contratação que deverá ser aprovada em consenso pelo comitê de futebol formado entre o vice-presidente de futebol,o CEO e o diretor de futebol

15/01/15

5

Fut. Profissional

Quanto ao tamanho do elenco do Futebol Profissional: a Diretoria de Futebol do CFC, seja obrigada a respeitar um limite maximo para o elenco profissional do clube

15/01/15

6

Fut. Profissional

Quanto ao modelo dos contratos dos atletas: o CFC deve a partir de agora ter o seu modelo de contrato padrão para a contratação de atletas, podendo em caráter de exceção para atletas de alto nível tratar diferentemente do padrão de acordo com a decisão do colegiado

31/01/15

7

Adm. e Financeiro

Gestão e acompanhamento através do Planejamento Orçamentário, a ser seguido com responsabilidade e autonomia, o CEO e os respectivos diretores, não terão autonomia para trabalhar fora do orçamento, qualquer necessidade, deverá obrigatoriamente ser analisada e autorizada pelo conselho de administração

31/01/15

8

Adm. e Financeiro

Compromissos de curto prazo serão custeados com recursos da Globo, campanha novos sócios e novos patrocínios

31/01/15

9

Patrimônio

Otimizar a utilização das estruturas

31/03/15

10

Adm. Geral

Contratação de um CEO (O G5 passa a ser altamente estratégico não participando das rotinas operacionais e táticas da organização)

31/03/15

11

Adm. Geral

Estabelecimento de metas e parâmetros para acompanhamento de gestão

31/03/15

12

Adm. Geral

Gestão responsável dos contratos

31/03/15

13

Marketing e Comunicação

Programas de fidelização e ampliação da torcida

31/03/15

14

Marketing e Comunicação

Programa específico para público feminino

31/03/15

15

Marketing e Comunicação

Consolidar e ampliar o plano de sócios - pessoa física e pessoa jurídica

31/03/15

16

Adm. e Financeiro

Planejamento orçamentário, financeiro e fiscal responsável

31/03/15

17

Adm. e Financeiro

Saneamento e renegociação das dívidas

31/03/15

18

Adm. e Financeiro

Estratégia específica para aumentar o Pay Per View

31/03/15

19

Jurídico

Implantar o contrato padrão para contratação de atletas

31/03/15

20

Jurídico

Apresentar relatório definitivo da situação do CFC no que diz respeito a situação jurídica de todas as relações do clube, como também em relação ao patrimônio, este relatório deverá utilizar a metodologia "SWOT"

31/03/15

21

Patrimônio

Fomentar o desenvolvimento e preservação contínua do patrimônio do CFC

31/03/15

22

Adm. Geral

Mapeamento de processos

30/04/15

23

Adm. Geral

Integração das áreas

30/04/15

24

Adm. Geral

Capacitação contínua dos colaboradores

30/04/15

25

Patrimônio

Avaliação de viabilidade do projeto de construção de novo CT em Campina Grande com recursos de loteamento de parte da área

30/04/15

26

Adm. Geral

Redimensionamento organizacional

30/06/15

27

Fut. Profissional

Implantar um programa de assimilação do projeto e da cultura do clube

30/06/15

28

Fut. Profissional

Criação de um departamento internacional de negócios e eventos para fechar parcerias com agentes, clubes e ou entidades no exterior para fazer a venda direta de atletas

30/06/15

29

Marketing e Comunicação

Desenvolvimento de um macro programa de marketing

30/06/15

30

Marketing e Comunicação

Valorizar a participação do público infantil na vida do clube

30/06/15

31

Marketing e Comunicação

Criar imagem dos jogadores astros

30/06/15

32

Marketing e Comunicação

Criar um plano de diversificação e reequilibrio de receitas do Marketing

30/06/15

33

Marketing e Comunicação

Busca de projetos socioeducativos, culturais e esportivos

30/06/15

34

Marketing e Comunicação

Adotar um modelo de gestão proativa na criação e inserção de novos símbolos e idéia junto a torcida, valorização dos jogos, um evento único

30/06/15

35

Marketing e Comunicação

Estabelecer políticas de relacionamento com os diferentes públicos

30/06/15

36

Marketing e Comunicação

Desenvolver o clube de serviços

30/06/15

37

Adm. e Financeiro

Aumentar e melhorar a gama de produtos com a marca Coritiba

30/06/15

38

Patrimônio

Apresentar no prazo de 180 dias um plano definitivo do futuro do CFC no que diz respeito a estádio de futebol

30/06/15

39

Patrimônio

Estudo de venda do CT Graciosa

30/06/15

40

T.I.

Implantação da Cultura de Gestão, Projetos e Inovação

30/06/15

41

Adm. Geral

Implantação efetiva de um plano de cargos e salários

30/06/15

42

Adm. e Financeiro

Aumento do numero de sócios torcedores

30/06/15

43

Adm. Geral

Reavaliação da implantação efetiva de um plano de cargos e salários

31/10/15

44

Fut. Profissional

Formar equipes para projetos de longo prazo, utilizando jogadores formados em casa, criando parâmetros responsáveis para a montagem do elenco profissional (qualidade X quantidade)

31/12/15

45

Fut. Profissional

Proposta ref. item 5 de limite máximo de 36 atletas, sendo obrigatório 12 atletas da base do clube, ou seja, o limite máximo para contratação no mercado é 24 atletas, sendo assim, se for preciso contratar um novo atleta, obrigatoriamente um dos atletas do elenco terá que ser dispensado

31/12/15

46

Fut. Profissional

Melhorar a infraestrutura (médica, fisiológica, psicológica, educacional e patrimonial) para o suporte do futebol

31/12/15

47

Fut. Base

Melhoria na infra-estrutura de suporte para o atleta de base

31/12/15

48

Fut. Base

Consolidação do caderno metodológico de formação do atleta coritibano

31/12/15

49

Fut. Base

Criar um centro especializado para captação e monitoramento de atletas no CT Etti

31/12/15

50

Marketing e Comunicação

Plano de atração de investimentos

31/12/15

51

Marketing e Comunicação.

Modernizar, revitalizar e internacionalizar a marca Coritiba

31/12/15

52

Marketing e Comunicação

Criar a rede de colaboração de torcedores influentes

31/12/15

53

Marketing e Comunicação

Implantar o conceito de estádio multiuso

31/12/15

54

Marketing e Comunicação

Expandir as escolinhas do CFC pelo Brasil e exterior

31/12/15

55

Adm. e Financeiro

Como clube formador, venda de atletas da base

31/12/15

56

Adm. e Financeiro

Produzir superavit anual para investimento

31/12/15

57

Patrimônio

Novo memorial do clube

31/12/15

58

Fut. Profissional

Reformulação total da filosofia adotada no futebol profissional

30/06/16

59

Fut. Base

Alinhamento tático base/profissional

30/06/16

60

Fut. Base

Realização de parcerias com outros clubes do Brasil e Exterior

30/06/16

61

Fut. Base

Internacionalização da marca CFC através das parcerias e disputas de torneios internacionais aumentando o Network e desenvolvendo a capacidade de negociação direta com clubes do exterior

30/06/16

62

Fut. Base

Transformar o CFC em uma referência na formação e revelação de atletas

30/06/16

63

Adm. e Financeiro

Dívidas de longo prazo no que concerne questões fiscais e tributárias- Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte

dependem da aprovação de Lei pelo Congresso Nacional

64

Adm. e Financeiro

Dívidas trabalhistas limitadas a porcentagem da receita e transferidas para a câmara de arbitragem

já implementado pelo CFC

65

Conselhos

Revitalização e valorização dos conselhos do clube

 

66

Conselhos

Ampliar a participação do Conselho no acompanhamento do desempenho do clube

 

67

Conselhos

Modernização do estatuto e regimentos

 

68

Conselhos

Promover o acompanhamento efetivo do comitê em todas as funções dentro do clube

 

69

Conselhos

Aprovação de um plano diretor do CFC pelo Conselho Deliberativo a ser seguido independente da gestão

 

70

T.I.

Criar o setor de inteligência IS

 

71

T.I.

Criar um PMO (Program Management Office)

 

72

T.I.

Criar o Laboratório de Inovação

 

73

T.I.

Estabelecer comunicação fluente e integrada dentro do clube