Menu

ORÇAMENTO DE RESULTADOS

A demonstração do orçamento de resultado traz, em sua essência, a relação financeira existente entre as receitas e gastos operacionais previstos (dia a dia do clube) e não operacionais (provisões trabalhistas e financeiras) pelo regime de competência (referencia o período apurado, independentemente de haver desembolso).


Costumeiramente, este Demonstrativo do Resultado Realizado é elaborado para fins legais de divulgação de forma anual e para fins de gestão de forma mensal e trimestral.


A demonstração do orçamento de resultado destina-se, basicamente, a constatar as metas e servir de instrumento de controle de ações. O comparativo do plano orçado e o efetivamente realizado evidencia o resultado contábil líquido obtido em um determinado período, através da análise crítica de receitas, custos e despesas.





Nota: As receitas aqui apresentadas referenciam as Estratégias adotadas pelo Coritiba nas diversas fontes de Receitas para 2015.




Confira abaixo os dados do balanço semestral do Coritiba Foot Ball Club referentes ao período de janeiro a junho de 2015, divulgados no Portal da Transparência em 21 de agosto de 2015. A análise compreende as receitas e as despesas previstas para os seis primeiros meses do ano. No mesmo demonstrativo, os números são comparados com o mesmo período de 2014.



Nota (1): Receita Operacional Líquida do 1º Sem/15 foi Superior ao 1º Sem/14 e alinhada com o Planejamento de 2015.
Nota (2): Despesas Operacionais do dia a dia do Coritiba no 1º Sem/15 foi inferior ao 1º Sem/14 e 4% menor que o Planejamento de 2015.
Nota (3): Despesas Não Operacionais do Coritiba no 1º Sem/15 foi Superior ao 1º Sem/14 e Superior ao Planejamento de 2015, basicamente em função da não Entrada no PROFUT e Ações Jurídicas.
Nota (4): O resultado Operacional do Coritiba no 1º Sem/15 foi foi melhor que o 1º Sem/14 e pior que o Plano Orçado em função da não abertura da renegociação da dívida no PROFUT.
Nota (5): A adesão ao PROFUT prevista para o 2º Sem/2015 deve reduzir o custo da dívida e gerar resultado Não Operacional.