CORITIBA FOOT BALL CLUB

160x600 Escudo Errado Não
Elenco - Arthur

04/01/2014 13:21:00 ( atualizada em 06/01/2014 11:30:48 )

Trabalho nos bastidores

Trabalho nos bastidores
Seu Nome:
Seu Email:
Mensagem:
Digite o que vê nas imagens abaixo?

Importante acompanhamento nutricional aos atletas é intensificado na pré-temporada por profissionais da área

Com o início dos trabalhos da pré-temporada do Coritiba, alguns detalhes importantes de bastidores se tornam ainda mais essenciais na preparação dos atletas, saindo das atividades com bolas e preparação física propriamente dita. Como é o caso do acompanhamento nutricional realizado diariamente junto aos jogadores, trabalho que começou ainda antes do final da temporada 2013.

As nutricionistas do clube, Margarete Albuquerque e Elisangela Zanetti, iniciam as atividades de preparação para a pré-temporada ainda no final do Campeonato Brasileiro, antecipando os cuidados que os atletas devem ter nas férias, quando a alimentação acaba tendo mudanças significativas.

"A gente dá toda a parte de orientação e suplementação com termogênicos no final do campeonato, devido às férias. Então, a gente tem essa preocupação antes mesmo da pré-temporada. É uma época de férias, nós não temos como controlar o que os atletas comem. Nós usamos estes artifícios que contribuem para o retorno do atleta às atividades", explica Albuquerque.

De acordo com as nutricionistas, cada atleta tem sua particularidade. Seja pela facilidade ou dificuldade de acumular gordura, ou até mesmo pela cultura relacionada à alimentação. Individualidades que precisam ser levadas em consideração na hora da elaboração dos cardápios na pré-temporada.

Este é um período de muito desgaste físico dos atletas, com treinamentos intensos geralmente em dois períodos, que se preparam para entrar em campo na temporada 2014. Depois do período de férias, os jogadores fazem uma bateria de avaliações corporais, de treinamentos e laboratoriais. Então, a nutrição passa as novas orientações baseadas nestes resultados.

"A pré-temporada é um período curto e muito intenso e é ali que a gente busca fazer a orientação mais aproximada para eles comerem certinho, dentro do limite para cada atleta", conta Zanetti.

Em regime de concentração no CT Sports Ville, os atletas que devem vestir a camisa coxa-branca no Paranaense 2014 já seguem as orientações à risca, fazendo da alimentação uma peça chave para o desempenho em campo.

Neste período de pré-temporada, também é comum as temperaturas estarem bastante elevadas tanto na capital paranaense quanto em Foz do Iguaçu, onde o outro grupo de atletas do Coxa deve se reapresentar para fazer a preparação para a temporada. Por esse motivo, uma outra preocupação é bastante acentuada.

"A preocupação com a hidratação também é constante. O desgaste é muito maior quando fica muito abafado e por isso nós ficamos em cima para que os atletas se hidratem muito bem para evitar problemas", disse Albuquerque.