CORITIBA FOOT BALL CLUB

160x600 Escudo Errado Não
Elenco - João Paulo

24/01/2014 14:50:00 ( atualizada em 25/01/2014 10:24:24 )

Uma vida intensa sob as traves

Uma vida intensa sob as traves
Seu Nome:
Seu Email:
Mensagem:
Digite o que vê nas imagens abaixo?

Diariamente, goleiros treinam forte e convivem com a experiência de Carlos Pracidelli, campeão do mundo com a Seleção, na formação de novos guapos

A equipe coxa-branca segue treinando forte na pré-temporada, na cidade de Foz do Iguaçu. E, se tem alguma posição em que o treinamento é mais do que fundamental para o aperfeiçoamento do desempenho, essa posição é a do goleiro. Os “guarda-metas” são, na gíria do futebol, aqueles que ralam sob o sol ou chuva e os primeiros a iniciarem os treinamentos e os últimos a irem para os vestiários. Quase uma vida à parte no mundo da bola.

Na pré-temporada em Foz do Iguaçu, três deles seguem trabalhando forte todos os dias: Vanderlei, Vaná e Felipe Alisson. Vanderlei se prepara para defender o Coxa em sua oitava temporada. O atleta é o segundo goleiro que mais vestiu a camisa coritibana, atrás apenas de Jairo. "Nos treinos essas coisas nem passam pela cabeça. E no jogo, então, nem se fala, só penso naquele momento. Mas é legal saber deste número, tenho muito respeito pelo meu trabalho, isso que empolga para suportarmos este sol todos os dias aqui", disse Vanderlei, enquanto caminhava ao lado dos dois companheiros para mais um treino essa semana em Foz do Iguaçu.

Ao chegar no gramado do Hotel Boubon, via-se que apenas o treinador de goleiros Carlos Pracidelli estava no campo. "Sempre fui formador de goleiros e penso que isso é obrigação dos clubes. Este atleta ainda mantém fortes relações com os clubes. Se pegarmos como exemplo o Marcos, no Palmeiras, ele deixou uma lacuna enorme. O Rogério no São Paulo também marcou muito. Agora, busque outro goleiro com vínculo. É difícil e o Vanderlei tem isso", comentou, ao defender o processo de formação e o vínculo que isso cria entre atletas e clubesm além de encher de moral seus garotos.

Há pouco mais de um ano do clube, Pracidelli coordena todo o processo de formação de goleiros do Coxa e sua trajetória o credencia para isto. Acompanhou a própria evolução do processo de formação de goleiros, viu mudar o processo de treinamentos, viveu a evolução de cursos específicos e, paralelamente, acompanhou a evolução dos goleiros "Canarinhos", na Seleção Brasileira.

Nas últimas duas semana, ele acompanhou os goleiros do Coxa em Foz do Iguaçu e a resposta, para ele, já foi muito positiva. "Foi visível a dedicação total deles, o comprometimento, a concentração no trabalho, foi um período fantástico", analisou.

E fazer deste trabalho uma arte não é fácil, além do empenho físico, transformar a rotina de treinos em algo dinâmico parece ser um dos segredos deste envolvimento de sucesso. "É uma rotina que não se repete. Um exemplo, trabalhamos muito o reforço muscular, mas enquanto o pessoal está na academia, eles estão no campo. Procuro fazer muito isso, visando o que o goleiro necessita que é a agilidade, a explosão e o reflexo, agilidade nas tomadas de decisão, ou seja, todo trabalho visa aprimorar estes fundamentos, mas com atividades dinâmicas, assim a rotina é para aprimorar fundamentos, mas com trabalhos bem diferentes", explicou Pracidelli.

É visível a dedicação total deles, o comprometimento, a concentração no trabalho, foi um período fantástico
Pracidelli, sobre a pré-temporada 2014

"Quanto mais tempo um goleiro se mantém em uma equipe, vai ampliando um relacionamento com o clube e a dedicação vai ao extremo”, disse o preparador de goleiros do Coritiba e da Seleção Brasileira.

Profissional experiente com passagens por grandes clubes do exterior, campeão do mundo em 2002 e da Copa das Confederações de 2013, Pracidelli realiza pela segunda vez a pré-temporada com o Coxa em Foz do Iguaçu. Além de aperfeiçoar o condicionamento de Vanderlei e do prata da casa Vaná novamente, um goleiro que ainda vive o processo de formação do clube, Pracidelli tem a oportunidade de acompanhar no dia a dia dos atletas.

Nesta temporada quem está treinando diariamente em Foz do Iguaçu é o goleiro da equipe Sub-20 do Coritiba, Felipe Alisson. No ano anterior, quem teve a oportunidade foi Samuel, destaque do Coxa no título do Paranaense Sub-20 e na última Copa São Paulo de Futebol Júnior.

"Os garotos (Felipe e Rafael, que acabou se lesionando) mostraram que o trabalho de formação está muito bom, fico muito satisfeito com os dois e com toda a equipe da base pelo trabalho feito", finalizou.

Confira um vídeo especial dos treinamentos dos goleiros em Foz do Iguaçu: