CORITIBA FOOT BALL CLUB

Skyscraper Fim do Boleto
Elenco - Rafael Martins

15/06/2015 18:46:00 ( atualizada em 03/09/2015 15:29:26 )

Formação de atletas em debate

Formação de atletas em debate
Seu Nome:
Seu Email:
Mensagem:
Marque a opção abaixo

Coxa recebe Ministro do TST em visita ao clube e palestra sobre o trabalho nas categorias de base

O Coritiba Foot Ball Club recebeu, na tarde desta segunda-feira (15), a visita do Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Guilherme Augusto Caputo Bastos, em uma palestra especial para falar sobre a possibilidade de alojamento de menores a partir dos 11 anos, a relação de jovens atletas e o futebol nos clubes brasileiros. Na ocasião, as instalações de alojamento e apoio aos atletas das categorias de base do Coritiba foram apresentadas e prontamente aprovadas pelo ministro.

"Caputo Bastos veio ver de perto o trabalho que está sendo desenvolvido no Coritiba e me confidenciou que achou excelente. Com o nosso novo sistema das categorias de base, com o Unific, nós vamos formar o atleta não só para jogar futebol, mas sim para a vida. Nós queremos proporcionar uma cidadania plena aos nossos atletas para que eles possam levar a vida como homens de bem", afirmou o presidente do Coritiba, Rogério Bacellar que apresentou as instalações do clube, inclusive o Espaço Dirceu Krüger, que aloja diversos atletas das categorias de formação.

Caputo Bastos é presidente da Academia Nacional de Direito Esportivo e abordou as tendências de ações trabalhistas no futebol em sua explanação para profissionais dos diversos departamentos do futebol do Coritiba, no que tange as categorias de base, e ao departamento jurídico do clube.

"Realmente saio convencido que nós temos que incentivar, apoiar e estimular esse projeto que os clubes fazem nas categorias de base, ensinando e entregando cidadania a esses jovens. Eu pude visitar as instalações físicas que são extremamente apropriadas e adequadas. Eu conheci a parte humana, com as pessoas que cuidam desse projeto e fiquei realmente impressionado. E é essa a notícia que levarei para os meus colegas da Academia Nacional de Direito Esportivo, para o Judiciário Trabalhista, para meus colegas do Tribunal Superior do Trabalho, sempre com a intenção de darmos julgamentos mais adequados com a realidade que muitas das vezes é desconhecida", apontou Caputo Bastos.

Esta realidade foi observada no Coritiba que, cumprindo todas as exigências legais à respeito da regulamentação de jovens atletas, procura enfatizar a formação de profissionais com toda a assistência devida. "O Ministro reconheceu o trabalho que esta sendo desenvolvido e isso nos anima mais, e prova que estamos no caminho certo. Ele quer, inclusive, mostrar o trabalho que está sendo desenvolvido para o Brasil", enfatizou Bacellar.

No encontro, estiveram presentes o Procurador Geral do Ministério Público do Trabalho do Paraná, Gláucio Araujo de Oliveira, advogados convidados, profissionais do Coxa das mais diversas áreas de atuação junto às categorias de base, incluindo o diretor executivo do clube, Maurício Andrade, bem como o segundo secretário do Conselho Deliberativo do Coritiba, Napoleão Lyrio Teixeira Neto, e o conselheiro Daltro Marcelo Maronezi, que viabilizou o encontro.

"Eu estive em Brasília recentemente e conversei com o Ministro que é meu amigo pessoal e ele comentou de uma decisão bastante importante com relação às categorias de base, um processo que foi bastante polêmico, em relação às crianças alojadas maiores de 12 anos, o que seria proibido. Eu achei interessante o voto dele que descaracterizou por completo a existência de vínculo de emprego para menores. E eu achei interessante trazer essa ideia para o clube para que a gente possa evoluir nas categorias de base e também trazendo esses jovens para que eles possam ser primeiro um grande cidadão e depois um excelente atleta para o clube", destacou Maronezi.

Confira como foi:

Confira a galeria de fotos: