CORITIBA FOOT BALL CLUB

Skyscraper Fim do Boleto
Elenco - Kady

28/06/2015 14:21:00 ( atualizada em 28/06/2015 21:05:31 )

Grandes Cronistas

Grandes Cronistas
Seu Nome:
Seu Email:
Mensagem:
Marque a opção abaixo

Coritiba homenageia cronistas esportivos consagrados durante partidas no Couto Pereira

Neste domingo (28), durante a 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Coritiba lança o projeto Grandes Cronistas, que coloca em pauta perfis de profissionais que ajudaram a escrever a história do nosso esporte. As homenagens serão feitas nas partidas do Coritiba no estádio Couto Pereira com material de divulgação contando um pouco mais sobre a história dos profissionais 

O objetivo é levar um pouco da história da crônica aos novos profissionais e saudar os feitos do futebol paranaense, rememorando os grandes momentos do esporte de nosso estado na voz e nas palavras desses profissionais. Além disso, o projeto procura trazer a tona um pouco desta historia ao público geral.

"Foi uma sugestão de um conselheiro nosso fazermos uma galeria de fotos dos grandes cronistas, mas nós estendemos a ideia através do nosso Departamento de Comunicação, e resolvemos fazer uma homenagem por vez aos cronistas que defendem o futebol paranaense e a sua grandeza. Essa homenagem iniciou com o Lombardi, que era meu amigo, uma pessoa que eu prezava muito e ele sempre foi um cronista defensor da grandeza do futebol paranaense e brasileiro", explicou o presidente do Coritiba, Rogério Bacellar. 

O material audiovisual será exposto nos televisores da sala de imprensa do estádio e o impresso será distribuído com o presskit de imprensa. Os homenageados são aqueles que fizeram parte da crônica esportiva paranaense, entre radialistas, repórteres, jornalistas e fotógrafos. Neste domingo, o primeiro a fazer parte do projeto foi o saudoso radialista Himer Macurin Lombardi.

Himer Macurin Lombardi

Ao lado do ex-jogador de futebol José Hidalgo Neto, Lombardi Junior, como ficou conhecido, foi o fundador da “Equipe Positiva”, programa radiofônico esportivo que começou na Rádio Universo, de Curitiba, e depois passou para a Rádio Clube Paranaense. Em suas transmissões, o programa contou partidas nacionais e internacionais.

Foi por meio das freqüências da Rádio Clube Paranaense que a voz de Lombardi narrou os três Atle-Tibas finais do Campeonato Paranaense de 1978, com comentários de Hidalgo. Além disso, Foi a voz de Lombardi Junior que anunciou para o “Povão verdão coxa-branca”, como costumava falar em suas narrações, a vitória do Coritiba sobre o Bangu, na final do Campeonato Brasileiro de 1985.

Nascido em Tupã-SP, formado em Direito e Filosofia, presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Paraná (ACEP) e da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (ABRACE), Lombardi faleceu em 1994 em um acidente de barco no litoral paranaense. Antes de partir, Lombardi realizou o sonho de transmitir a final do Campeonato Brasileiro de 1993, entre Palmeiras, que foi o campeão, e Vitória, no Estádio do Morumbi.