CORITIBA FOOT BALL CLUB

Skyscraper Fim do Boleto
Elenco - Juan Alano

11/08/2015 16:54:00 ( atualizada em 15/08/2015 22:09:37 )

Dia do Atleta Amador Coxa Branca

Dia do Atleta Amador Coxa Branca
Seu Nome:
Seu Email:
Mensagem:
Marque a opção abaixo

Conquistas do Coritiba na década de 1920 resultaram em data histórica para o clube: 15 de agosto. Saiba mais!

Neste sábado (15) o Coritiba comemora o Dia do Atleta Amador Coxa Branca, instituído em 1920. A data, que foi muito comemorada até meados de 1960 com bailes e eventos, é resultado das conquistas do clube alviverde na época.

A  principal conquista foi a vitória sobre a Seleção de São Paulo em 15 de agosto. O time era base da Seleção Brasileira, que contava com atletas consagrados da época, como o goleiro Max e o artilheiro Friedenreich. Em 1920, em passagem por Curitiba, a equipe havia goleado a Seleção Paranaense por 6×1. Um ano depois, em uma partida cheia de emoções, o Coxa vingou os paranaenses ao vencer os paulistas por 1×0 com gol de Abílio Fruet, fazendo o futebol paranaense ficar em evidência pela primeira vez no âmbito nacional. 

Cinco anos depois, o Coritiba tinha uma partida marcada para o dia 04 de agosto, contra a Seleção Gaúcha. Devido a uma intensa chuva na data marcada, o confronto foi transferido para o dia 15 de agosto, quando nascia uma nova história em verde e branco. Foi aí que surgiu a mística da alma guerreira do coxa-branca. O time alviverde venceu por 3×1 e a data ficou registrada na história como o Dia do Atleta Coritibano.

Em 1985 o eterno presidente Evangelino alterou a data para o dia 31 de Julho, por ser a data que a equipe conquistou o seu primeiro Campeonato Brasileir. Por isso as diferenças entre o Dia do Atleta Profissional Coritibano e Dia do Atleta Amador Coritibano. 

Saiba mais sobre a história do Coritiba. 

Fonte: Grupo Helênicos.