CORITIBA FOOT BALL CLUB

160x600 Escudo Errado Não
Elenco - Guilherme Parede

14/12/2015 15:59:00 ( atualizada em 14/12/2015 17:11:07 )

Superação e comprometimento

Superação e comprometimento
Seu Nome:
Seu Email:
Mensagem:
Marque a opção abaixo

Estas duas palavras definem a história de Hélcio, ex-atleta do Coritiba, compartilhada com jogadores da base coxa-branca no encontro do Refinar

A última palestra de 2015 do projeto Refinar do Coritiba foi para os meio campistas das categorias sub-15 e sub-17 e contou com a participação do ex-atleta coxa-branca, Hélcio. Depois de tirar fotos com os meninos, ele compartilhou sua história de vida, incentivando a piazada a terem comprometimento com o trabalho.

“A realidade dos jovens de hoje é totalmente contrária a da minha época. Existem várias coisas que o jovem tem que estar atento. Voltado para o futebol, a principal é o comprometimento com o que eles estão fazendo”, destaca. “Todos querem ser jogadores e eu falo sempre que todas as profissões são difíceis, mas o futebol é muito mais. Poucos chegam a ser profissionais, é necessário ter comprometimento”, finaliza.

No total, Hélcio vestiu a camisa do Coritiba por 12 anos, somando o tempo que passou na base e no profissional. De família humilde, ele precisou conciliar o futebol com trabalho e estudo. “Em um primeiro momento eu tive que trabalhar em um período, treinar no outro e estudar a noite para conseguir mostrar para a minha família que aquilo que eu estava fazendo não era errado. Porque ser jogador de futebol na época tinha um preconceito”, conta. Superando preconceitos e dificuldades, ele entrou na equipe profissional coxa-branca em 1989.

Depois, passou pelo Paraná Clube, Vitória, Atlético Mineiro e Vila Nova. Atualmente. Hélcio mora em Belo Horizonte e continua tralhando com futebol, agenciando jogadores.

Projeto Refinar

Coordenado por Jota Agostinho, o projeto foi lançado no Coritiba no dia 08 de outubro deste ano com o encontro de atletas laterais das categorias de base do Clube com o ex-jogador coxa-branca, Dida. No total, o projeto promoveu cinco encontros -  com participações de Vavá, Jairo, Almir e Hélcio – que devem continuar acontecendo em 2016.

"O objetivo é complementar outras ações do clube para que estes meninos não sejam apenas atletas, mas, cidadãos na plenitude", explica Agostinho. "É importante que eles conheçam a história do Coritiba, quem são os jogadores que carregaram o Coxa no passado, com sacrifício, o que representa esta camisa e a estrela que tem nela", completa.

O slogan do projeto é "O ontem ensinando o amanhã", uma alusão ao aprendizado que os futuros atletas do clube vão receber dos jogadores coxas-brancas do passado. Clique aqui para ver a matéria sobre a ação do projeto com Dida, aqui para a matéria sobre a ação com Vavá, aqui para a do encontro com Jairo e aqui para ação com Almir.

Outras ações

Além dos encontros, outras ações envolvendo ex-atletas do Coritiba, categorias de base e Escolas-Coxa devem acontecer no próximo ano, iniciando já em fevereiro. Agostinho adianta que estas terão a participação do atual auxiliar técnico do Clube, Pachequinho, e atuais jogadores do elenco coxa-branca.