CORITIBA FOOT BALL CLUB

160x600 Escudo Errado Não
Elenco - Arthur

18/02/2016 15:29:00 ( atualizada em 18/02/2016 17:35:22 )

Calendário atualizado!

Calendário atualizado!
Seu Nome:
Seu Email:
Mensagem:
Marque a opção abaixo

Novas datas de avaliações externas para as categorias de base já estão disponíveis em diversos estados

O sonho de ser um jogador de futebol está presente em todas as classes sociais do país, onde meninos de chuteira, com uma bola no pé estão sempre despertando para o esporte. Ciente disso, o Coritiba, por meio de seu Departamento de Captação e Seleção de Atletas, realiza ações de avaliações nos mais diversos lugares do Brasil.

Já no início do ano, o calendário com avaliações começa a ser preenchido. Uma equipe do clube se dirige às cidades nos dias marcados para observar a garotada em campo seguindo uma lista de pré-requisitos determinados pelo clube, obtidos por meio de estudos e de um consenso entre as categorias.

“São elementos essenciais que abrangem critérios físicos, técnicos, táticos e comportamentais que foram definidos em conjunto com os profissionais do clube. Eles são primordiais num processo de avaliação e captação de jovens atletas”, explica Augusto Oliveira, coordenador do Unific. São indicadores como capacidade de passe e domínio, leitura de jogo, biotipia, coordenação motora, maturação, força e potência, comunicação, conduta, equilíbrio emocional, competitividade, liderança, entre outros. 

Esses dados são avaliados pelos profissionais coxas-brancas para buscar sinais relevantes de talento nos jovens. Geralmente as categorias menores são avaliadas nestas viagens pelo Brasil. “Nós buscamos avaliar os atletas em campo, nos anos iniciais de nossas categorias, para que também possamos valorizar os jogadores que já estão no Coritiba”, explicou Oliveira, que ainda destacou que os atletas nas categorias de formação estão sempre sendo avaliados buscando a evolução dentro das categorias do próprio clube.

Entre as avaliações, no último ano, o Coritiba avaliou mais de 7 mil atletas em 27 cidades do Brasil. Destes, aproximadamente 500 foram selecionados para uma segunda fase de testes já com os atletas da base alviverde. E então, uma média de 60 integraram de fato os elencos da formação coxa-branca, sendo que outros 25 estão sendo monitorados.

No entanto, esta não é a única forma de ingressar nas categorias de base do Coritiba. Ainda há a Seleção de Talentos, na qual qualquer atleta pode se inscrever e fazer os testes (Saiba mais aqui.) Também há atletas provenientes de avalições nas unidades da Escola Coxa espalhadas pelo país, olheiros do clube em competições de base e também atletas vindos de parceiros, inclusive do futsal, e demais indicações.

Confira aqui o calendário com as avaliações externas já agendadas pelo Brasil e programe-se.