CORITIBA FOOT BALL CLUB

Skyscraper Fim do Boleto
Elenco - Jean Carlos

29/02/2016 17:41:00 ( atualizada em 01/03/2016 09:59:06 )

Aprendizado de base

Aprendizado de base
Seu Nome:
Seu Email:
Mensagem:
Digite o que vê nas imagens abaixo?

Piazada do Sub-15 coxa-branca recebe palestra de Capitão Hidalgo na primeira edição do projeto Refinar em 2016

A tarde desta segunda-feira (29) marcou o retorno das atividades do Projeto Refinar do Coritiba, que reúne meninos da base com grandes ídolos coxas-brancas. Hoje, a piazada do Sub-15 ficou por dentro da história do Capitão Hidalgo, pentacampeão paranaense pelo Verdão, de 1971 a 1975, e campeão do Torneio do Povo, em 1973.

Antes do bate-papo informal e descontraído com os moleques, Hidalgo almoçou com os atletas no refeitório do Coritiba, reconhecendo o quanto o clube mudou desde que ele vestiu a camisa até os dias de hoje. “A estrutura que o Coxa oferece para estes meninos é maravilhosa. É importante que eles saibam aproveitar isto”, destacou.

Na sequência, o craque compartilhou com os 34 meninos presentes suas experiências em campo, incentivando-os a darem o seu melhor pelo Coxa e a lutarem pelo sonho de ser jogador profissional pelo Alviverde. “É bom eles ouvirem histórias verdadeiras. Ninguém chega de paraquedas. Minha vida foi igual a deles, sempre levando a sério. Só que eu sou de um tempo em que se trabalhava, se estudava. Era muito mais difícil se destacar no clube”, opinou.

“Isso é muito importante para aumentar a identificação deles com o clube e com os ídolos do clube. Até mesmo para eles terem um pouco mais de ambição, também, futuramente, de estar no lugar dos ídolos que estão aqui”, reconheceu o técnico da categoria, Igor Guerra. “Sem contar o tamanho da experiência que os ex-jogadores podem passar para estes atletas para que eles consigam ter uma cabeça melhor, ter mais segurança e saber que eles podem também chegar ao profissional”, terminou.

Este foi o primeiro encontro do Refinar do Coritiba do ano. Coordenado por Jota Agostinho, o projeto foi lançado no Coritiba no dia 08 de outubro de 2015 com o encontro de atletas laterais das categorias de base do clube com o ex-jogador coxa-branca, Dida. No total, o projeto promoveu cinco encontros no ano passado, com participações de Vavá, Jairo, Almir e Hélcio.

"O objetivo é complementar outras ações do clube para que estes meninos não sejam apenas atletas, mas, cidadãos na plenitude", explica Agostinho. "É importante que eles conheçam a história do Coritiba, quem são os jogadores que carregaram o Coxa no passado, com sacrifício, o que representa esta camisa e a estrela que tem nela", completa.

O slogan do projeto é "O ontem ensinando o amanhã", uma alusão ao aprendizado que os futuros atletas do clube vão receber dos jogadores coxas-brancas do passado.  Clique aqui para ver a matéria sobre a ação do projeto com Dida, aqui para a matéria sobre a ação com Vavá, aqui para a do encontro com Jairo e aqui para ação com Almir.

“Eu parabenizo Agostinho porque é uma ideia muito bonita. É um projeto de sentimento no clube. A ideia é trazer as pessoas que ele conviveu, que ele viu jogar, atuar, que fez a grandeza do Clube e traduzir isso para os garotos. Eu acredito que vale a pena. Eu não tive esses exemplos", finalizou Hidalgo.

Os próximos encontros do mês de março estão previstos para os dias 15 e 30, sendo que, o primeiro é com o craque coxa-branca, Nilo.