CORITIBA FOOT BALL CLUB

Skyscraper Fim do Boleto
Elenco - Francisco Arancibia

07/02/2017 14:51:00 ( atualizada em 07/02/2017 15:02:04 )

Mudanças na Copa do Brasil

Mudanças na Copa do Brasil
Seu Nome:
Seu Email:
Mensagem:
Marque a opção abaixo

Regulamento deste ano conta com novidades. Entenda melhor o início da competição mais democrática do país

O Coritiba dá o pontapé inicial na Copa do Brasil 2017 nesta quarta-feira (08), a partir das 19h15, em Vitória da Conquista, interior do Bahia. Finalista por duas vezes da competição em 2011 e 2012, o Coxa encara um torneio com formato diferente desde o início. Regras para o torcedor ficar atento no caminho do time alviverde, que segue sonhando com a conquista inédita, mas com os pés no chão.

Primeira fase

Definido por sorteio, o confronto da estreia colocou Coritiba x Vitória da Conquista frente a frente. O Coritiba, pelo ranking ficou no pote A. Já o Vitória da Conquista foi o adversário sorteado no pote E.

Tradicionalmente, as primeiras fases eram disputadas em dois jogos. O time melhor rankeado levava a vantagem de eliminar o segundo jogo em caso de vitória por dois ou mais gols de diferença. 

Apenas um jogo nas duas primeira fases

As duas primeiras fase do torneio em 2017 terão apenas um jogo. Nessa primeira fase, o regulamento prevê que o time pior colocado no ranking jogue a primeira partida em casa. A vantagem do empate é da equipe visitante. Na segunda fase, a definição do mando de campo foi feita por sorteio, no mesmo dia da definição do diagrama da competição. No caso, o vencedor do confronto entre Vitória da Conquista x Coritiba jogará como mandante a próxima fase, mas não existe vantagem do empate. Um resultado igual leva a decisão para os pênaltis.

Onze clubes nas oitavas

Na edição de 2017, oitenta equipes brigam por cinco vagas nas oitavas de final. Isso porque, de acordo com o regulamento desse ano, já são 11 equipes garantidas nessa fase do torneio. Além dos oito clubes brasileiros classificados para a Libertadores (Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético-MG, Botafogo, Atlético-PR, Grêmio e Chapecoense), Paysandu e Santa Cruz por serem campeões da Copa Verde e Copa Nordeste respectivamente e o Atlético-GO, campeão da Série B do ano passado.

Sorteio nas fases finais

As oitavas de final serão definidas por sorteio. A novidade que iniciou nos últimos anos, a partir do momento que a competição passou a agregar novamente os times brasileiros na Libertadores, segue, mas com um complemento. A partir desse ano, também haverá sorteio nas quartas de final da competição.