CORITIBA FOOT BALL CLUB

Skyscraper Fim do Boleto
Elenco - Diogo Mateus

17/01/2019 13:34:00 ( atualizada em 17/01/2019 14:34:44 )

Conheça o fisiologista do Coritiba

Conheça o fisiologista do Coritiba
Seu Nome:
Seu Email:
Mensagem:
Marque a opção abaixo

Responsável pela ponte entre a ciência e a prática, o trabalho do fisiologista do clube, Luiz Novack, é fundamental na preparação física dos atletas

Como bem definiu Luiz Novack, o fisiologista da equipe do Coritiba, a Fisiologia dentro de um clube de futebol funciona como uma ponte entre a ciência e a prática. É com base nos dados coletados por este setor que se concretiza o planejamento relativo a preparação e recuperação física dos atletas.

“Nós fazemos uma série de testes, principalmente no início da temporada, no sentido de identificar um perfil do grupo e também analisar individualmente cada atleta para que a gente tenha essas informações e possa subsidiar o planejamento para a melhora física dos atletas, não só durante o período de pré-temporada, mas durante todo o período competitivo”, explica ele.

Além dos testes realizados antes de o atleta ir a campo, análises são feitas simultaneamente a treinos e jogos, visando identificar detalhes importantes da performance dos atletas. Segundo Luiz, a preocupação com o bom desempenho faz parte também do dia a dia destes jogadores, que inclusive foram orientados a continuarem praticando exercícios específicos, mesmo no período de férias.  “O atleta está cada vez mais profissional e cuidando do seu corpo que é o seu material principal de trabalho”, explica.

É claro que, para que o trabalho funcione da melhor maneira possível, é necessário que haja uma integração entre todos os profissionais de diferentes setores do clube. “Entre a medicina, fisioterapia, nutrição, parte técnica. A comunicação entre essas áreas é fundamental”, destaca ele.

 “A pré-temporada começou efetivamente no dia 02 de janeiro, mas está planejada desde o ano passado, o que nos possibilita uma tranquilidade maior no trabalho. O trabalho está com muita qualidade, muito bem planejado, executado, o que nos dá uma expectativa e uma base pra ter um ano vitorioso”, termina.

Assista a matéria em vídeo: